Melhorar o Acesso | Promover a Qualidade

A nossa Missão é prestar Cuidados de Saúde com elevada Qualidade e Segurança, através do recurso às melhores práticas baseadas na evidência científica e tecnológica e a colaboração dos profissionais mais qualificados numa ótica de integração de cuidados, de cooperação e de colaboração multidisciplinares e de suporte no trabalho em rede. Neste sentido, os SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde têm como objetivo estratégico desenvolver uma política sustentada de qualidade, segurança e de gestão do risco clínico no âmbito da prestação de cuidados de saúde. A aposta na Certificação de serviços visa prosseguir uma estratégia de rigor e transparência capaz de reforçar a confiança, dos nossos beneficiários e utentes através da introdução de políticas ativas de Qualidade que favoreçam rastreabilidade de todas as decisões e a garantia de uma monitorização contínua, dos processos do sistema de gestão da qualidade, através de processos de monitorização e de auditoria contínua e independente.


Unidade de Saúde Oral | SAMS Dental

SAMS Dental  
Bureau Veritas  

 

A Unidade de Saúde Oral dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde é uma das maiores unidades do país na área da Estomatologia e da Medicina Dentária encontrando-se neste momento, Certificada pela Norma NP EN ISO 9001, em todas as especialidades em que presta cuidados de saúde.

Esta estratégia reflete o nosso compromisso de melhorar a eficiência da instituição, promover ações de melhoria e garantir a eficácia no alcance dos resultados, envolvendo todos os nossos colaboradores com o objetivo único de prestar cuidados.


Unidade de Medicina Transfusional | Um compromisso com a Qualidade, a Segurança e com a Satisfação do Utente

Os processos de Gestão da Qualidade assumem no contexto de serviços de saúde uma importância crucial, uma vez que se trata de uma área em que a segurança de pessoas e bens é crítica e onde a prática marginal à conformidade é geradora de risco. Na área da Medicina Transfusional, tendo em conta o risco inerente, amplificado pela elevada sensibilidade da sua perceção social, esta questão assume um cariz particularmente relevante.

A Certificação referenciada a um Sistema de Gestão da Qualidade é uma mais-valia organizacional e um compromisso com a segurança e satisfação do utente A sua implementação efetiva, permite evidenciar a nível interno e externo a competência e capacidade do Serviço, para desenvolver a sua atividade segundo um conjunto de regras de organização e controlo, que assegure a diminuição de falhas e dos custos da não-qualidade, enraizando uma cultura de prevenção e melhoria contínua de processos, motivação do pessoal e satisfação dos utentes da instituição.

A Unidade de Medicina Transfusional do Departamento de Medicina do Hospital dos SAMS recebeu em Março de 2010 a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade referenciado à Norma ISO 9001:2008 pela Bureau Veritas Certification, a qual tem sido revalidada anualmente através de auditorias externas. A Certificação contempla os processos de prestação de serviços de medicina transfusional e consultas de Imunohemoterapia, trombose e hemostase.

No âmbito do Sistema de Qualidade, a Unidade de Medicina Transfusional adotou como referência a seguinte Política da Qualidade:

  • Referenciar a atividade aos requisitos legais, Normas e Recomendações de boas práticas aplicáveis à Medicina Transfusional
  • Assegurar que as atividades são conduzidas em conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade, cumprindo os seus requisitos de modo a melhorar continuamente a sua eficácia
  • Procurar de forma ativa elevados níveis de satisfação dos seus clientes e demais entidades
  • Promover as competências e valorização profissional dos seus colaboradores, fomentando uma cultura de trabalho em equipa
  • Investir no diálogo com os restantes serviços e unidades da instituição

Comissão de Controlo da Infeção

Comissão de Controlo da Infeção

 

A Comissão de Controlo de Infeção (CCI) do SAMS é constituída por uma equipa multidisciplinar de profissionais, apoiada pelos órgãos de gestão. A nossa missão é planear, implementar e monitorizar um plano estratégico de prevenção e controlo da infeção associado aos cuidados de saúde bem como prevenir a resistência aos antimicrobianos.

De acordo com circular normativa nº18|DSQC|DSC de 15-10-07 da Direção- Geral da Saúde, a CCI do SAMS está dotada de recursos humanos e logísticos necessários ao cumprimento das vertentes essenciais do Plano Operacional de Prevenção e Controlo de Infeção, tais como:

  • vigilância epidemiológica (de processo, de estrutura e de resultado);
  • elaboração e monitorização do cumprimento de normas e recomendações de boas práticas;
  • formação e informação a profissionais de saúde, utentes e visitantes;
  • consultadoria e apoio.

Trabalhamos em parceria com diversos órgãos de consultadoria essenciais para o desenvolvimento de normas e procedimentos cientificamente comprovados, a par com os profissionais de saúde, de forma a desenvolver e implementar as boas práticas nos cuidados de saúde.

O objetivo principal da CCI é identificar e reduzir os riscos de transmissão de infeções associadas aos cuidados de saúde que podem ocorrer entre doentes, profissionais e visitantes e, consequentemente diminuir as suas taxas.

A infeção associada aos cuidados de saúde é uma das principais causas de morte evitável a nível mundial e os seus custos económicos e humanos são avultados. A CCI do SAMS, consciente desta problemática tem desenvolvido desde há anos um programa pioneiro no controlo de microrganismos multirresistentes. Este trabalho tem sido sedimentado e alargado, constituindo um exemplo ímpar em Portugal. As fortes medidas de rastreabilidade e prevenção neste campo são visíveis a quem recorre aos nossos serviços, quer pelo cumprimento de pequenos gestos fundamentais quer pela visibilidade do cumprimento das medidas necessárias para o controlo da sua disseminação. Só assim é possível que o Hospital SAMS tenha atingido desde há anos taxas de infeção associadas a Staphylococcus aureus meticilina resistente (MRSA) consistentemente abaixo dos 5%, contrastando com a taxa nacional de mais de 50%.

As ações da CCI são extensivas a todos os serviços do hospital e clínicas do universo SAMS Prestação Integrada dos Cuidados de Saúde (PICS) e regionais.

Trabalhamos a pensar nos nossos doentes e profissionais como seres individuais e únicos, perseguindo os mais altos padrões de qualidade e segurança.


Parceria CENES SAMS

SAMS  
CENES  

 

Parcerias com qualidade e segurança

 

Cumprindo sempre os padrões da qualidade, na vertente prestação de cuidados com segurança os SAMS PICS estabeleceram uma parceria estratégica e inovadora com o CENES, 1ª empresa de reprocessamento de dispositivos médicos em regime de Outsourcing em Portugal.

A esterilização de dispositivos médicos é um processo de elevada complexidade fulcral para a minimização dos riscos de saúde dos nossos beneficiários e utentes. Através desta parceria, pretendemos garantir a fiabilidade, aptidão de um dispositivo médico estéril, de acordo com as melhores práticas e legislação em vigor. Procuramos a melhor solução técnica, produtiva e financeira, garantindo a eficácia e eficiência operacional das nossas unidades de saúde.

A determinação na seleção do CENES como parceiro SAMS pautou-se pela sua linha de ação estar em conformidade com as seguintes regulamentações e normas: Manual de Normas e Procedimentos para um Serviço Central de Esterilização em Estabelecimentos de Saúde (DGS), Diretiva 93.42.EEC, Decreto-Lei n.º 145/2009 / Despacho nº 7021/2013, pela dedicação exclusiva à área de reprocessamento e futuramente ser certificado pela NP EN ISO 13485:2004 do sistema de gestão da qualidade.


Parceria Medicalconsult SAMS

SAMS  
Medicalconsult  

 

O SAMS | Prestação Integrada de Cuidados de Saúde e a Medicalconsult estabeleceram uma parceria no âmbito da proteção radiológica das instalações tendo em vista o rigoroso controlo dos equipamentos emissores de radiação de forma a garantir que a atividade clínica é desenvolvida num ambiente radiológico seguro. A MedicalConsult realiza serviços de Controlo de Qualidade dos Equipamentos, Auditorias e Consultoria em Proteção Radiológica e Dosimetria Individual. Licenciada pela Direcção-Geral da Saúde, é igualmente Certificada de acordo com Norma ISO 9001:2008, e os ensaios realizados no Laboratório de Dosimetria Individual são acreditados pela Norma ISO 17025:2005.


Parceria Anatomic SAMS

SAMS  
Anatomic  

 

A Unidade de Saúde Oral dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde e a Anatomic - Laboratório de Prótese Dentária SA estabeleceram uma parceria tendo em vista o desenvolvimento de um conjunto de soluções e de serviços de prótese dentária, de última geração, no mercado nacional. Fruto desta parceria e da crescente afirmação dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde, na Saúde Oral a nível nacional a Anatomic instalou o seu novo Laboratório, com mais de 600 m2 de área de produção dotado das mais recentes tecnologias de robótica do setor e equipado pela Amann Girrbach AG, para além da criação de um centro de formação. A tecnologia já disponível irá dotar a Unidade de Saúde Oral dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde de um processo laboratorial com um resultado de superior qualidade.


Parceria Grupo de Laboratorios Germano de Sousa SAMS

SAMS  
Grupo de Laboratorios Germano de Sousa  

 

Os SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saude e o Grupo de Laboratórios Germano de Sousa integra o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa (CMLGS) estabeleceram uma parceria no âmbito da Patologia Clínica e Patologia e Genética Moleculares. Considerado como uma referência nacional nesta área da medicina, está licenciado pela Direcção Geral de Saúde, é certificado segundo a norma ISO 9001 e é a referencia portuguesa da Fetal Medicine Foundation (UK). Está na linha de frente do diagnóstico laboratorial e acompanha constantemente os progressos da medicina em geral e da patologia clínica em particular, criando condições para uma resposta cada vez mais eficaz do ponto de vista clinico-laboratorial. O CMLGS assume por inteiro o dever e a responsabilidade de dar aos médicos e aos doentes que nele confiam, um saber médico, uma resposta de qualidade e uma mais valia profissional, agora reforçada nesta parceria pois passou a contar também com o saber e a dedicação dos colegas patologistas clínicos que integram o laboratório do Hospital SAMS.

O CMLGS organiza-se em unidades, áreas científicas e núcleos de investigação diagnóstica assim divididos: Imunopatologia, Autoimunidade, Alergologia e Imunoalerologia Molecular, Imunoserologia; Diagnóstico Pré-Natal; Biologia, Patologia e Genética Moleculares, Aconselhamento Genético e estudo do gene 3 do Cancro da Próstata; Hematocitometria, Hemostase, Hemato-oncologia laboratorial e Citometria de fluxo; Patologia Química, Endocrinologia, Monitorização de Fármacos, Lipidologia; Microbiologia, Micobacteriologia, Micologia, Parasitologia e Doenças Virais incluindo os vírus respiratórios e o diagnóstico diferencial do vírus do papiloma (HPV), etc.

Com a parceria agora estabelecida, todo este potencial científico de apoio ao diagnóstico clínico é posto na sua totalidade, ao serviço dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saude, não apenas como até aqui no seu Hospital, Centro Clínico de Lisboa e Clínicas SAMS como em todos os postos de colheita do CMLGS em todos os laboratórios e postos de colheita do Grupo Germano de Sousa, de todo o País usufruindo aqueles de condições especiais resultantes desta parceria.​​