A Oftalmologia é um ramo da Medicina que tem registado grandes progressos nos últimos anos. Os SAMS têm desde sempre acompanhado esta evolução, tendo disponíveis os meios técnicos e humanos necessários para prestar um serviço de excelência.

A Unidade de Oftalmologia dos SAMS dispõe da consulta de Oftalmologia Pediátrica, que em conjunto com o seu Gabinete de Ortóptica, permite fazer o rastreio, diagnostico e tratamento das principais patologias que afetam este grupo etário, como o estrabismo e defeitos refrativos.

Na idade adulta, os utentes dos SAMS tem à sua disposição os recursos necessários para o diagnóstico e tratamento de todas as patologias oculares. Pela sua frequência e importância destacamos:

  • Cirurgia da catarata: graças à sua longa experiência e ao facto de dispor de um biómetro de ultima geração, os SAMS estão na vanguarda desta cirurgia, implantando lentes intraoculares que corrigem a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, e por vezes também a presbiopia.
  • Glaucoma: embora o seu despiste seja feito em todas as observações oftalmológicas, os SAMS dispõem de uma consulta específica para esta patologia, onde são realizados os mais modernos exames funcionais e estruturais. Sempre que é necessário recorrer à cirurgia, esta é executada de acordo com os padrões mais sofisticados.
  • Patologias retinianas: a retinografia, a angiografia e o OCT, permite fazer o estudo mais adequado destas doenças, como a retinopatia diabética e a degenerescência macular ligada à idade. Para patologias mais complexas, como descolamentos de retina, retinopatias diabéticas graves, membranas e buracos maculares, o Bloco Operatório dispõe de equipamento para vitrectomia, cirurgia que é realizada por médicos altamente diferenciados.

Documentos em anexo:

 

Alterações da Refração

Glaucoma

Olho Vermelho

Rastreio Pediátrico

Ultravioletas

​​​