A Unidade de Internamento de Cirurgia constitui-se como uma unidade orgânico-funcional dotada de meios físicos, técnicos e humanos próprios, garantindo as condições exigíveis de segurança e respeito pela privacidade e dignidade dos doentes. É vocacionada para a prestação de cuidados de saúde no peri operatório (com exceção do intraoperatório), ao longo de todo o ciclo vital, nas seguintes especialidades cirúrgicas: Cirurgia Geral, Ortopedia, Urologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia.

Situa-se nos pisos 5º e 6º do Hospital. O horário de funcionamento é das 00:00h às 24:00h, diariamente, 365 dias por ano.

Contactos:
  • 5º Piso:
    218 422 228 (Sala de Enfermagem)
    218 422 227 (Gabinete da Chefia de Enfermagem)

  • 6º Piso:
    218 422 232 (Sala de Enfermagem)
    218 842 230 (Gabinete da Chefia de Enfermagem)
Morada: 

Rua Cidade de Gabela, nº 1, 1849-017 Lisboa ​

Missão

A missão da Unidade de Internamento de Cirurgia é oferecer cuidados de saúde peri operatórios abrangentes, de alto valor para a comunidade, com qualidade, competência e empatia. ​

Visão

Contribuir para a saúde e bem-estar da população que servimos, através de uma relação contínua que possibilite cuidados pré e pós operatórios articulados, precisos, acessíveis e clinicamente adequados. ​

Valores

  • Integridade
    Promovemos, os mais altos padrões de profissionalismo, ética e responsabilidade pessoal, dignos da confiança que os nossos pacientes depositam em nós.
     
  • Empatia
    Fornecemos, no decurso do peri operatório, o melhor atendimento, tratando pacientes e familiares com sensibilidade e empatia, respeitando as necessidades físicas e emocionais.
     
  • Colaboração
    Trabalhamos em parceria com pacientes, famílias, funcionários, fornecedores, em espírito de cooperação e trabalho em equipa.
     
  • Inovação
    Procuramos continuamente novas soluções, promovendo a aprendizagem organizacional, com vista a melhorar a vida daqueles que servimos, através de soluções criativas e relevantes.
     
  • Segurança
    Seguimos os mais altos padrões de qualidade e segurança e esperamos a responsabilidade e dedicação de cada membro da equipa.
     
  • Sustentabilidade
    Gerimos os recursos (materiais e humanos) que nos são confiados com responsabilidade e com visão para o futuro.

Objetivos

Para concretizar a sua Missão, Visão e Valores, a Unidade de Internamento de Cirurgia definiu os seguintes objetivos:

  • Definir, rever e divulgar normas e protocolos de atuação desenvolvidos interna ou externamente, à luz da evidência científica disponível, com vista a um exercício clínico de excelência;

  • Garantir a segurança do doente através da deteção, reporte e monitorização sistemáticas de incidentes críticos, potencialmente evitáveis;

  • Focalizar os cuidados de saúde nos beneficiários e utentes, de forma a minimizar o desconforto associado à situação clínica que os leva a recorrer aos serviços da Unidade de Internamento Cirúrgico.

  • Fomentar a existência de uma cultura de avaliação da satisfação dos doentes, de forma a demostrar que a Unidade está atenta às suas expectativas e que a opinião manifestada constitui um real contributo para a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados;

  • Zelar pela manutenção de um ambiente seguro e do conforto das instalações;
  • Assegurar a atualização sistemática das competências dos diferentes colaboradores num processo de contínuo desenvolvimento profissional.

Documentos em anexo:
CarteiraServiços_CirurgiaGeral.pdf
CarteiraServiços_Neurocirurgia.pdf
CarteiraServiços_Oftalmologia.pdf
CarteiraServiços_Ortopedia.pdf
CarteiraServiços_Otorrino.pdf
CarteiraServiços_Plastica.pdf
CarteiraServiços_Urologia.pdf
CarteiraServiços_Vascular.pdf
InternamentoCirurgia.pdf​